Especialistas alertam para esquema de ciberespionagem no Brasil
O grupo Citizen Lab, formado por especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá, fez uma grande advertência sobre uma campanha de ciberespionagem que estaria se desenvolvendo desde 2008. Segundo os especialistas, a campanha é destinada principalmente a jornalistas e políticos, sobretudo do Brasil, Argentina, Venezuela e Equador.
A chamada Operação Packrat (que teria, segundo a Citizen Lab, algum tipo de patrocínio estatal), utiliza páginas da Internet e contas de redes sociais para enviar malwares que roubam identidades e publicam informações falsas. No Equador, por exemplo, de acordo com o jornal El Universo, os principais alvos são jornalistas, militantes ambientalistas e até um caricaturista.
Os hackers também desenvolveram uma página na web para conseguir nomes de usuários e senhas de políticos com o objetivo de invadir suas contas. Para operar, utilizam pacotes comerciais de trojans com acessos remotos que afetam computadores e smartphones, sem serem detectados por programas de antivírus.
Fonte: El Universo
Imagem: Carsten Reisinger/Shutterstock.com