Inicio

Esqueleto de guerreiro de 1.300 anos com armadura e espada é achado na Hungria

Dentro da sepultura também havia outras armas e os restos mortais de um cavalo
Por History Channel Brasil em 13 de Fevereiro de 2024 às 16:14 HS
Esqueleto de guerreiro de 1.300 anos com armadura e espada é achado na Hungria-0

O túmulo de um guerreiro que viveu há 1.300 anos foi encontrado por arqueólogos perto da vila de Ebes, na Hungria. Dentro da sepultura, além do esqueleto do homem, havia uma armadura completa e armas, incluindo uma espada. Os restos mortais de um cavalo também estavam enterrados no local. 

Povo ávaro

Acredita-se que a sepultura seja datada da primeira metade do século VII e remonte ao período Ávaro (entre o final do século VI e o início do século IX). Os ávaros eram um povo nômade de origem asiática que se estabeleceu em partes das regiões central e sudeste da Europa, incluindo a região onde hoje é a Hungria. Esse povo criou um império multiétnico que durou mais de 200 anos.

A armadura contida no túmulo é do tipo lamelar (feita com pequenas placas retangulares atadas em filas horizontais). De acordo com os pesquisadores, a peça estava relativamente intacta. Quanto aos artefatos, além da espada havia flechas, um arco e uma aljava de madeira (estojo que servia para guardar as flechas).

Segundo os arqueólogos, o cavalo foi enterrado por cima do guerreiro. De acordo com a tradição dos ávaros, esses animais eram frequentemente sacrificados e sepultados com os guerreiros. Isso porque acreditava-se que os equinos possuíam poderes sobrenaturais

Fontes
Newsweek e All That is Interesting
Imagens
Museu Déri/Divulgação