Inicio

Sepultura intacta de um guerreiro da Idade Média é descoberta na Alemanha

No túmulo de 1.300 anos, foram encontradas armas, como uma espada, uma faca e um escudo
Por History Channel Brasil em 17 de Setembro de 2023 às 13:11 HS
Sepultura intacta de um guerreiro da Idade Média é descoberta na Alemanha-0

Arqueólogos do Centro de Pesquisa Kaiserpfalz anunciaram a descoberta da sepultura intacta de um guerreiro franco na cidade alemã de Ingelheim am Rhein. Ao contrário de outros encontrados anteriormente na região, esse túmulo de 1.300 anos não tinha sido saqueado. Assim, no local, além dos ossos, havia uma espada longa, uma faca, uma ponta de lança e os restos de um escudo.

Dinastia merovíngia

Os especialistas acreditam que o indivíduo, com idade entre 30 e 40 anos, foi enterrado em um caixão de madeira do qual não foram preservados vestígios. Segundo os pesquisadores, a tumba continha o conjunto de armas típico de um guerreiro da época. Devido às características do escudo, os cientistas acreditam que o enterro remonta ao reinado da dinastia merovíngia, no século VII d.C.

A espada longa encontrada junto aos restos tem 93 centímetros de comprimento, incluindo o punho. A faca é um 'seax' (uma adaga de lâmina única), uma arma típica dos povos germânicos. A causa da morte do guerreiro é desconhecida, mas ele pode ter morrido de doença ou algum ferimento sofrido em batalha.

Os francos eram originalmente um povo germânico que vivia perto do Baixo Reno, na fronteira norte do final do Império Romano. Eles expandiram com sucesso seu poder e influência durante a Idade Média. A dinastia merovíngia (481–751) governou os territórios francos até que foi sucedida pela família carolíngia no século VIII.

Fontes
Miami Herald
Imagens
Christoph Bassler/Cidade de Ingelheim/Divulgação