Estrutura labiríntica é encontrada na ilha de Creta, na Grécia
Arqueólogos descobriram uma impressionante estrutura labiríntica no topo da colina Papoura, na ilha de Creta, na Grécia. A construção, erguida entre os anos 2000 e 1700 a.C., é a primeira desse tipo encontrada no local e foi erguida pelos minoicos, uma das civilizações mais antigas da Europa. Um dos principais mitos relacionados ao local diz respeito ao Minotauro, criatura lendária com corpo de homem e cabeça de touro conhecida por habitar um labirinto.
Espaço cerimonial
A descoberta aconteceu durante a instalação de um sistema de radar para um novo aeroporto na cidade de Kastelli. A estrutura tem 48 metros de diâmetros e está situada a 494 metros de altitude. Ela possui oito paredes circulares concêntricas, com uma média de 1,4 metros de espessura, cobrindo uma área de 1.800 metros quadrados.
O labirinto é dividido em quatro zonas por paredes radiais, com pequenas aberturas que permitem a passagem entre as seções. No centro, há um edifício circular também dividido em quatro quadrantes. A altura total da construção e sua disposição completa ainda são desconhecidas. Diferentemente dos palácios minoicos conhecidos, que eram quadrados ou retangulares, essa estrutura circular se assemelha mais a tumbas daquela civilização.
Evidências sugerem que o labirinto servia como espaço cerimonial, onde rituais com ofertas e banquetes eram realizados, baseados na distribuição de ossos de animais encontrados nas áreas internas. Apesar da tentação de ligar essa descoberta ao lendário Minotauro, a localização e a estrutura diferem do labirinto subterrâneo de Knossos, mencionado na mitologia