Antigo templo escavado na Grécia apresenta evidências de sacrifícios
Escavações na Grécia revelaram os restos de um antigo templo do século VII a.C. dedicado a Ártemis, deusa ligada à vida selvagem e à caça. Arqueólogos procuraram a edificação por mais de cem anos, mas só descobriram suas ruínas em 2017. Agora, os pesquisadores encontraram evidências de que sacrifícios eram feitos no local.
Sacrifícios ritualísticos
As ruínas do templo de 34 metros de extensão estão localizadas na cidade costeira de Amarynthos, na ilha de Eubeia. O santuário de Ártemis era um dos centros mais importantes do culto à deusa na região. Durante as últimas escavações, os arqueólogos descobriram diversas características arquitetônicas, centenas de artefatos (como vasos, armas e joias), além de vestígios de sacrifícios ritualísticos de animais.
Segundo os arqueólogos, altares foram encontrados dentro do templo, e não fora, como acontecia frequentemente nos santuários gregos. Nessas plataformas de pedra, o fogo sacrificial consumia os animais oferecidos aos deuses. Espessas camadas de cinzas, ricas em ossos calcinados, evidenciam essa prática. A fumaça dos sacrifícios provavelmente escapava pelas aberturas no telhado do edifício.
À medida que as escavações continuam, a história do santuário torna-se mais clara. Vestígios de fogo sugerem que o templo foi parcialmente destruído por um incêndio na segunda metade do século VI a.C. Depois disso, foi temporariamente restaurado com paredes de tijolos de barro, antes de ser totalmente substituído por um novo edifício no final daquele século.