Estudo diz que neandertais tinham postura ereta e grande capacidade pulmonar
Um novo estudo traz revelações a respeito da fisiologia do Homem de Neandertal. No trabalho, os cientistas reconstruíram a caixa torácica de um exemplar que morreu há 60 mil anos. A pesquisa chegou a conclusões inéditas sobre a postura e a capacidade pulmonar da espécie.
Vídeo relacionado:
De acordo com os pesquisadores, as costelas do neandertal se conectavam à coluna vertebral de um modo que forçava a cavidade torácica para fora. Com isso, a coluna ficava ligeiramente inclinada para trás, fazendo com que ela fosse muito mais ereta do que a coluna dos humanos. Isso resultava na ausência de uma curva lombar.
O tamanho da caixa torácica também indica que os neandertais possuíam um grande diafragma. Assim, eles deveriam ter uma capacidade pulmonar superior a dos humanos. O Homem de Neandertal apresentava grande força muscular, além de contar com uma estrutura óssea robusta. "Já imaginávamos que seu cotidiano envolvia uma atividade física intensa para sua sobrevivência. Um maior volume pulmonar pode ter sido necessário para fornecer combustível a seus músculos", disse Patricia Kramer, da Universidade de Washington, uma das autoras do estudo.
Fonte: Newsweek
Imagem: Dennis Wise/Universidade de Washington