Família norueguesa encontra túmulo viking com armas e joias no quintal de casa
Oddbjorn Holum Heiland tinha a intenção de expandir sua casa, construída em 1740. Ao começar a cavar um buraco para os alicerces, ele encontrou uma pedra alongada, o que o levou a suspeitar que era uma lápide. À medida que escavava, ele descobriu objetos que se assemelhavam tanto ao cabo quanto à lâmina de uma espada viking.
Escudo, machado e facas
Após encontrar os artefatos, o homem decidiu interromper a escavação e informar as autoridades locais sobre sua descoberta. Os arqueólogos que foram ao local confirmaram que se tratava mesmo de um túmulo viking. Os pesquisadores estimaram que a sepultura e os objetos datam do final do século IX ou início do século X.
That thing sticking up from the earth, which looked a bit like the blade of a sword, turned out to be exactly that. From the Viking Age. https://t.co/FWsL5Asn8M @Kulturhistorisk #Archaeology #Vikings #VikingAge
— ScienceNorway.no (@Sciencenorwayno) July 1, 2023
Os especialistas observaram que a espada estava danificada e havia se partido durante o ritual funerário ao qual foi submetida. Seus dois pedaços formam uma arma de 70 cm de comprimento, com uma lâmina de 5 cm no ponto mais largo. Além dessa peça, a primeira escavação revelou um broche de bronze para capas, contas douradas de vidro, uma fivela de cinto banhada a ouro e uma lança de cavalaria. Em uma segunda escavação, foram localizados um escudo, um machado e possíveis restos de facas.
The #Viking sword that popped out of the earth a couple of weeks ago may have revealed a double burial. After two days of intense excavations archaeologists have unearthed lots more stuff from the #VikingAge #Archaeology @Kulturhistorisk https://t.co/bnvDq8OZSD
— ScienceNorway.no (@Sciencenorwayno) July 9, 2023
Até agora, não foram encontrados restos humanos enterrados no local. Pelos artefatos, especula-se que a tumba possa pertencer a um guerreiro de alto status social que foi sepultado junto de sua esposa. “Essas armas por si só indicam o túmulo de alguém rico, mas você também tem as joias. Portanto, esta pessoa claramente tinha alguns recursos”, disse Jo-Simon Frøshaug Stokke, arqueólogo do Museu de História Cultural de Oslo.