Flecha de 3 mil anos é encontrada conservada no gelo na Noruega
Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma flecha da Idade do Bronze com ponta de quartzito durante escavações na Noruega. Estima-se que a arma tenha cerca de 3 mil anos de idade. A peça foi excepcionalmente preservada pelo gelo da montanha Lauvhøe, no condado de Innlandet.
Derretimento do gelo
O artefato foi encontrado pelo arqueólogo Espen Finstad, do projeto Segredos do Gelo. A descoberta aconteceu depois que as mudanças climáticas começaram a causar o derretimento do gelo da montanha, expondo esse e outros objetos arqueológicos. As análises revelaram que a haste da flecha era feita de madeira de bétula e ainda apresentava três penas preservadas, o que faz da peça um item raro.
Would you believe it!❤ We have just found an incredibly well preserved arrow with a shell arrowhead. It looks like it was lost last year, but the arrow is around 3300 years old, from the Early Bronze Age!😮 It doesn't get much better than this😍 pic.twitter.com/iDd6m6SjVu
— Secrets Of The Ice (@brearkeologi) September 13, 2023
Apesar da ponta da flecha e suas penas apresentarem bom estado de preservação, o resto do artefato está danificado. O objeto está quebrado em três pedaços, possivelmente devido à pressão do gelo. Quando estava inteira, a flecha media cerca de 90 centímetros.
De acordo com o arqueólogo Lars Pilø, líder do projeto Segredos do Gelo, a flecha possivelmente foi usada por caçadores de renas. Em entrevista ao site Live Science, o pesquisador disse que a ponta da flecha de quartzito é pouco visível porque está quase totalmente coberta de betume. Segundo ele, o betume era usado para fixar a ponta da flecha à haste e para suavizar a frente do projétil, permitindo uma melhor penetração em seu alvo.