Formação Kem Kem: o lugar mais perigoso da história da Terra
Qual foi "o lugar mais perigoso da história da Terra"? De acordo com um grupo de paleontólogos, esse título pertence a um local conhecido como Formação Kem Kem. Segundo os pesquisadores, essa região, situada no sudeste do atual território do Marrocos, foi o lar dos predadores mais temíveis que já existiram, há cerca de 100 milhões de anos, no Cretáceo Superior.
Carnívoros gigantes
Um estudo publicado na revista ZooKeys em 2020, revelou que a Formação Kem Kem era um ecossistema onde gigantescos répteis dominavam o céu, dinossauros carnívoros gigantes percorriam a terra e peixes monstruosos habitavam os rios. "Este foi, sem dúvida, o lugar mais perigoso da história do planeta Terra, um local onde um viajante do tempo não sobreviveria por um longo período", disse o paleontólogo Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy. Esse local se destaca por ser não apenas um tesouro para os paleontólogos, mas também “uma janela aterrorizante para o passado da Terra”.
Na Formação Kem Kem foi encontrada uma quantidade incomumente alta de fósseis de grandes carnívoros. Fósseis descobertos lá incluem três dos maiores dinossauros predadores já conhecidos, incluindo o Carcharodontossauro, com dentes em forma de sabre (com mais de 8 metros de comprimento, mandíbulas enormes e dentes longos e serrilhados de até 20 centímetros), e o Deltadromeus (que media cerca de 8 metros de comprimento e era membro da família dos raptores).
No local, também viviam vários répteis voadores predadores (pterossauros) e caçadores semelhantes a crocodilos. Entre as espécies que coexistiram na mesma época nesse lugar, destacam-se ainda os temíveis Espinossauros e Onchopristis, além dos famosos velociraptores. A Foramação Kem Kem é um dos sítios paleontológicos mais ricos do mundo, e os cientistas trabalham para entender melhor como essas espécies evoluíram e sobreviveram em um ambiente tão competitivo e hostil.