Há 35 anos, corpo do nazista Joseph Mengele era encontrado no Brasil
Criminoso nazista, Joseph Mengele era o médico do Terceiro Reich, que trabalhou no campo de extermínio de Auschwitz, onde comandava experiências com prisioneiros judeus. Ele morreu há 35 anos na cidade de Bertioga, em São Paulo, exatamente no dia 7 de Fevreiro, vítima de uma parada cardíaca, enquanto nadava no mar.
A principal testemunha dos eventos em torno da morte de Mengele foi o cabo da Polícia Militar do local, Expedito Dias Romão, que encontrou o corpo na beira da água, cercado por um grupo de curiosos. Naquele momento, a informação era a de que o morto se chamava Wolfgang Gerhand, um austríaco, viúvo, de 54 anos, que morava e trabalhava no Novo Brooklin, em São Paulo. Naquela tarde, “Wolfgang” estava acompanhado de um casal de amigos, Liselotte Bossert e Wolgard, com quem dividia uma casa de veraneio no local.
Após anos de investigações, descobriu-se que o cadáver encontrado na Praia da Enseada era, na realidade, do antigo capitão da SS, Joseph Mengele, mais conhecido como “Anjo da Morte”. A investigação foi reaberta em 1985, e Liselotte Bossert foi processada por falsificação de documentos. Todas as pistas levaram à confirmação de que o morto encontrado na praia, em 7 de fevereiro de 1979, era o próprio Mengele, um homem que usou seu conhecimento científico para torturar, matar e comandar grandes atrocidades em Auschwitz. Uma nova prova de DNA, realizada em 1992, reafirmou que o Anjo da Morte, realmente, havia partido para o além.
Veja também
Fazenda do interior de SP escondia chocante passado nazista. Confira as fotografias
Uma fazenda no interior de São Paulo esconde um inquietante passado ligado a ações de pessoas vinculadas ao fascismo e à ideologia nazista no Brasil antes da Segunda Guerra MundialAs fotos que Hitler quis destruir
O fotógrafo oficial de Adolf Hitler tirou, em 1925, uma série de fotografias que o Führer usava para analisar seus discursos e melhorar sua retóricaE se Freud tivesse tratado Hitler? Entenda como o maior psicanalista da História poderia ter evitado o Holocausto
De acordo com uma investigação, Freud foi consultado pelo Dr. Ernest Bloch, médico de cabeceira da família Hitler, em 1895Imagem: Foto sob Domínio Público via Wikimedia.