Histórico: Três misteriosos portais da Grande Pirâmide finalmente serão abertos
Nesta terça-feira (5/12), o arqueólogo egípcio Zahi Hawass deve começar uma expedição para abrir três portas enigmáticas de pedra que ele havia encontrado anteriormente dentro da Pirâmide de Quéops, erguida pelo faraó de mesmo nome por volta de 2570 a.C. Apesar de as passagens terem passado por algumas análises desde que foram identificadas, sua função ou o que está por trás delas ainda é um mistério.
Passagem para o além?
A Pirâmide de Quéops, também conhecida como Grande Pirâmide de Gizé é conhecida por conter três câmaras, incluindo a chamada Câmara da Rainha, onde as três misteriosas portas estão localizadas. De acordo com os egiptólogos, acredita-se que esse cômodo originalmente estava destinado a conter os restos mortais do faraó Quéops, até que ele mudou sua decisão e optou por uma câmara funerária maior.
Uma das portas de pedra está localizada na entrada sul da segunda Câmara da Rainha e possui duas alças de cobre. A segunda, está a 21 centímetros atrás da primeira, enquanto uma terceira foi descoberta no túnel norte e também possui duas alças de cobre. Os pesquisadores especulam que ainda pode haver uma quarta porta no local.
A expedição começará com uma investigação da porta principal da câmara. Primeiramente, os pesquisadores querem descobrir se ela tinha alguma função simbólica ou religiosa. Os arqueólogos especulam que esse primeiro portal poderia ser uma passagem simbólica para o faraó Quéops atravessar para o além-mundo.