HistoryCast #3: 236 anos do primeiro voo de balão
Você pode ouvir o History Cast no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Youtube, Claro Música, Radio Public, Overcast e Pocket Casts ou, agregar o feed no aplicativo de sua preferência: link do feed.
Está no ar o terceiro episódio do History Cast, o novo podcast do HISTORY. Nesta edição, o historiador e jornalista Thiago Gomide aborda a fascinante história dos balões. Há relatos de que os primeiros artefatos voadores desse tipo teriam surgido há mais de mil anos na China. O sábio Zhuge Liang, do reino Shu Han usou lanternas aéreas para sinalização militar durante a era dos Três Reinos (220-280 d.C.).
Em 1709, o padre jesuíta luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão anunciou à corte portuguesa que apresentaria uma "Máquina de Voar". Gusmão desenvolveu um aparelho aéreo chamado Passarola, considerado o precursor dos atuais balões de ar quente. Outro pioneiro do balonismo foi o brasileiro Santos Dumont. Em 19 de outubro de 1901, ele entrou para a história ao dar uma volta com o seu dirigível (o número 6) em torno da torre Eiffel, em Paris. O feito lhe rendeu o prêmio de 100 mil francos em um concurso promovido pelo milionário Henry Deutsch.
Para discutir o assunto, Thiago conversa com o professor Erivelton Alves Bizerra, que escreveu uma dissertação sobre Santos Dumont e o desenvolvimento da dirigibilidade de balões. Os dois falam sobre os primórdios do balonismo e sua evolução. Além disso, eles também abordam a história de outros desbravadores da área, como os irmãos Montgolfier, Pilâtre de Rozier e Sophie Blanchard, a primeira mulher aeronauta.