Inicio

Homem é preso em SC por pendurar camiseta estampada com suástica na janela de casa

Por History Channel Brasil em 23 de Janeiro de 2020 às 11:57 HS
Homem é preso em SC por pendurar camiseta estampada com suástica na janela de casa-0

Um homem de 55 anos foi preso em São José, na Grande Florianópolis (SC), por apologia ao nazismo. Roberto Villas Boas foi denunciado após pendurar na janela de casa uma camiseta estampada com a suástica. Além desse item, a Polícia Civil apreendeu com ele livros sobre o nazismo, outra peça de roupa com estampa de suástica, um notebook e um celular.

Segundo a polícia, o homem é natural de São Paulo e já era conhecido por se manifestar a favor do nazismo em redes sociais. Investiga-se agora se ele tem ligações com algum grupo supremacista. De acordo com o delegado Deonir Moreira Trindade, Roberto se identificou como um "lobo solitário" (alguém que age sozinho).

O homem foi denunciado por uma pessoa que avistou a camiseta pendurada e chamou a polícia. Ao ser preso, Roberto alegou que estava exercendo sua liberdade de expressão. Após ter o flagrante homologado e passar por audiência de custódia, ele foi liberado depois de passar uma noite na prisão, mas responderá a medidas cautelares.

Pela lei brasileira, apologia ao nazismo é crime. Nem é necessário haver atos de violência ou incitação direta à violência para que o delito ocorra. O código penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".


Fontes: Estado de S.Paulo e ND Mais

Imagem: Polícia Civil de SC/Reprodução