Inicio

Ilha tropical submersa é identificada no litoral do Brasil

De acordo com os pesquisadores, o local era uma espécie de paraíso tropical há 45 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 15 de Março de 2024 às 12:54 HS
Ilha tropical submersa é identificada no litoral do Brasil-0

Pesquisadores identificaram uma ilha perdida submersa no litoral brasileiro. Os cientistas acreditam que o local era uma espécie de paraíso tropical há 45 milhões de anos. Um estudo descrevendo a descoberta foi publicado recentemente no periódico Scientific Reports.

Elevação do Rio Grande

A Elevação do Rio Grande (ERG) é uma formação geológica gigantesca situada nas profundezas do Oceano Atlântico, a mil quilômetros da costa sudeste do Brasil. Trata-se de um conjunto de montanhas e cânions que, se estivessem em terra, formariam uma paisagem marcada por fendas profundas e picos com mais de 4 mil metros de altura. Segundo o novo estudo, parte dessa área foi uma ilha tropical coberta de vegetação em um passado remoto. 

O estudo concluiu que no período conhecido como Eoceno, as partes mais altas da ERG estavam acima da superfície, formando uma grande ilha vulcânica. Esse local apresentava clima tropical e, muito provavelmente, era recoberto de florestas e rodeado por recifes. As primeiras evidências dessa paisagem foram encontradas em 2018, numa expedição liderada por pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Amostras de argila coletadas no topo da elevação, a 650 metros de profundidade, indicaram a presença de uma espécie de solo fossilizado, algo que só poderia ter se formado em um ambiente terrestre e de clima tropical. Uma segunda expedição, feita com o navio de pesquisa RRS Discovery, do Centro Nacional de Oceanografia da Grã-Bretanha, comprovou as suspeitas. Um veículo submarino de operação remota (ROV) a bordo da embarcação fez imagens de alta resolução que são consistentes com uma antiga paisagem tropical.

"As argilas vermelhas são uma prova conclusiva de que isto já foi uma ilha", disse Luigi Jovane, professor do IO e coautor do estudo, ao site Live Science. Rochas vulcânicas adjacentes à camada foram datadas com 44 milhões de anos. Naquela época, a Terra apresentava clima quente e praticamente toda a sua área terrestre estava coberta por florestas e outras paisagens tropicais. 

Fontes
Jornal da USP e Live Science
Imagens
LEPLAC-DHN- Marinha do Brasil (2023), via Jornal da USP