Inicio

Hy Brasil: a ilha fantasma que desapareceu misteriosamente dos mapas 

Reza a lenda que o enigmático local se torna visível um dia a cada sete anos
Por History Channel Brasil em 13 de Setembro de 2022 às 12:55 HS
Hy Brasil: a ilha fantasma que desapareceu misteriosamente dos mapas -0

Mais de um século antes de Pedro Álvares Cabral ter desembarcado em nosso país, o Brasil já aparecia nos mapas. Na época, esse nome não estava vinculado ao território de hoje, mas a uma pequena ilha na costa da Irlanda. O mais estranho é que esse lendário local teria desaparecido misteriosamente. 

A ilha de Hy Brasil aparecia em quase todos os mapas e cartas náuticas a cerca de 320 quilômetros da costa oeste da Irlanda. O primeiro registro cartográfico em que ela aparece corresponde ao ano de 1325, no qual é chamada de Brasil. Ao  longo do tempo, diferentes mapas também se referem ao local como Breasil ou O'Brasil.

Hy-Brasil
Detalhe de Hy-Brasil em um mapa de 1572

Com o passar dos anos, a localização da ilha tornou-se praticamente impossível de ser determinada, pois cada mapa a colocava em um lugar diferente. Além da costa irlandesa, Hy-Brasil chegou até mesmo a aparecer na costa da América do Norte.  

Na Irlanda, Hy-Brasil foi relacionada a uma lenda celta sobre uma mítica ilha cercada de neblina. Esse local se tornaria visível um dia a cada sete anos, embora seja impossível alcançá-lo. Além desse mito, há histórias, como a do diplomata espanhol Pedro de Ayala. Em 1497, ele disse que ouviu do navegador italiano João Caboto relatos de uma uma viagem que havia feito na companhia de "homens de Bristol que encontraram (a ilha) de Brasil".

Mapa antigo

Também existem várias histórias antigas de marinheiros que avistaram ou visitaram a ilha. Entre elas, está o relato da viagem do capitão John Nisbet, que teria encalhado com sua tripulação no local. Segundo a lenda, lá havia um castelo completamente desabitado no qual fantasmas de um cavaleiro e seu exército apareciam à noite.

O último mapa mostrando a ilha do Brasil é do ano de 1872. A principal hipótese é que ela nunca tenha existido, tendo sido fruto de um mero erro cartográfico.

Fontes
Deutsche Welle
Imagens
Domínio Público, via Wikimedia Commons e iStock