Ilustração original da capa do primeiro livro Harry Potter é leiloada por quantia recorde
A ilustração original da capa da primeira edição do livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (publicado em 1997) foi leiloada por um preço recorde. Os lances superaram todas as expectativas e a obra foi arrematada pela cifra de US$ 1,9 milhão. Mesmo com toda a popularidade do personagem criado por J.K Rowling, o valor foi uma surpresa.
Quantia sem precedentes
A casa de leilões Sotheby's esperava que a ilustração, feita em aquarela pelo autor e ilustrador Thomas Taylor, fosse vendida por no máximo 600 mil dólares. Mas após quase 10 minutos de lances, a obra alcançou uma quantia sem precedentes para qualquer artigo relacionado a Harry Potter. O recorde anterior era de uma primeira edição não assinada de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que foi vendida por 421 mil dólares, em 2021.
A ilustração de Taylor levou dois dias para se feita e foi utilizada nas capas de várias edições traduzidas do livro ao redor do mundo. O desenho mostra o jovem mago com sua característica cicatriz e seus óculos redondos ao lado do trem de Hogwarts.
Os sete livros da saga de Harry Potter se tornaram best-sellers internacionais. Traduzidos para mais de 60 idiomas eles venderam mais de 400 milhões de cópias. Os livros também deram origem a uma série de filmes, videogames e outras mercadorias.