Inicio

Ao estilo Harry Potter: cientistas chineses criam "capa da invisibilidade"

Não é magia, é tecnologia: dispositivo é capaz de tornar praticamente qualquer coisa invisível ao olho humano
Por History Channel Brasil em 30 de Novembro de 2023 às 12:07 HS
Ao estilo Harry Potter: cientistas chineses criam "capa da invisibilidade"-0

Engenheiros da Faculdade de Ciências da Universidade Donghua, na China, criaram um dispositivo que parece saído das histórias de Harry Potter. A tecnologia apresentada pelos pesquisadores é semelhante à "capa de invisibilidade" usada pelo bruxo criado por J.K Rowling. Mas não se trata de magia, e sim de tecnologia. 

Camuflagem óptica

Durante um evento, Chu Junhao, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências em Xangai, fez uma demonstração do equipamento. Com a ajuda de duas pessoas, ele apareceu no palco segurando uma folha transparente, sendo possível observar suas pernas por trás dela, embora de forma um tanto difusa. No entanto, o momento surpreendente chegou quando os assistentes giraram a folha em 90 graus, e as pernas do cientista simplesmente desapareceram. Veja abaixo:

Junhao explicou que esse avanço está longe de ser um truque de magia ao estilo de Harry Potter. Na verdade, os primeiros progressos nessa área remontam a 2012 sob o nome de "optical cloaking". O termo se refere à capacidade de tornar praticamente qualquer objeto invisível por meio de técnicas ópticas.

Uma das premissas fundamentais da camuflagem óptica é desviar ou redirecionar a luz ao redor do objeto, criando a ilusão de que a luz segue sua trajetória natural sem ser influenciada pela presença do objeto, algo que pode ser alcançado com o uso de metamateriais (materiais projetados para desviar a luz de maneira controlada).

Os cientistas usaram uma folha composta por uma grade de minúsculas lentes cilíndricas convexas, capazes de alterar a trajetória da luz, fazendo com que as imagens por trás delas fossem reduzidas a ponto de se tornarem imperceptíveis ao olho humano. Embora atualmente seja um projeto universitário, os criadores da "capa de invisibilidade" têm como objetivo expandir sua utilidade para camuflar aeronaves de combate e outros veículos militares.

Fontes
Clarín
Imagens
iStock