Incríveis mosaicos romanos milenares são encontrado perto do Coliseu
Nas proximidades de um dos principais pontos turísticos da capital da Itália, o Coliseu, arqueólogos fizeram uma incrível descoberta. Durante escavações, eles se depararam com ruínas decoradas com impressionantes mosaicos da Roma Antiga. Os pesquisadores estimam que as obras, que ainda preservam suas cores, tenham mais de dois mil anos.
Segundo o Ministério da Cultura da Itália, os mosaicos foram encontrados nas ruínas de uma luxuosa moradia, conhecida como domus. Os restos da habitação estão localizados entre o Fórum Romano e as encostas do Monte Palatino, bem perto do Coliseu. A edificação era uma casa luxuosa, com vários andares, um jardim, um salão de banquetes em forma de gruta e uma fonte de água que funcionava por meio de canos de chumbo embutidos nas paredes decoradas.
La scoperta di una nuova domus dimostra, ancora una volta, quanto il Parco archeologico del Colosseo e il Ministero della Cultura siano costantemente impegnati nel promuovere la ricerca, la conoscenza, la tutela e la valorizzazione del nostro straordinario patrimonio culturale. pic.twitter.com/68tN2TjFGA
— Gennaro Sangiuliano (@g_sangiuliano) December 13, 2023
Os mosaicos foram feitos com diferentes tipos de conchas, azulejos azuis egípcios, vidros preciosos, lascas de mármore branco e outros tipos de pedras. Um deles retrata uma cidade costeira com torres e pórticos, com três grandes navios navegando pelas ondas do mar. O Ministério da Cultura acredita que isso pode ser uma referência às vitórias navais alcançadas pelo proprietário da casa, que teria sido um senador romano.
De acordo com os pesquisadores, os mosaicos datam do final da Era Republicana, nas últimas décadas do século II a.C. O Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, classificou as obras como "incomparáveis" e “um autêntico tesouro”. As escavações no local irão continuar em 2024.