Incrível rede de túneis da Idade Média é encontrada na França
O Instituto Nacional Francês de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP) revelou a descoberta de uma rede de túneis medievais em perfeito estado de conservação. Surpreendentemente, evidências indicam que as estruturas ficavam localizadas abaixo de uma única casa. As passagens foram encontradas no sítio arqueológico de Distré, em Saumur-Sud, a cerca de 300 quilômetros de Paris.
Estruturas subterrâneas
Estima-se que os túneis datem de algum período entre os séculos X e XII. As passagens abrangem um total de 65 metros quadrados e contêm um total de cinco salas. Estima-se que as estruturas subterrâneas eram usadas para proteger as colheitas e os animais. No mesmo local foram encontradas cerâmicas, restos ósseos de animais e sementes, um poço de água e depósitos para grãos.
Um dos grandes mistérios é por que essa rede de túneis é tão grande para o que parece ser apenas uma casa. "Uma única unidade habitacional parece ocupar a área escavada, mas a capacidade de armazenamento excede em muito as necessidades diárias de uma família," diz um comunicado da Inrap. "Portanto, a hipótese de uma ocupação dedicada à coleta de produção de várias operações agrícolas pode ser cogitada". Não se descarta que o local também tivesse propósitos de defesa.
Os pesquisadores acreditam que o local foi abandonado há cerca de 800 anos, possivelmente devido a uma doença que afetou os animais. A equipe descobriu diversos restos desmembrados de gado em alguns dos cerca de 30 silos encontrados na área de escavação. Isso poderia indicar uma doença epizoótica que se espalhou pelo gado, forçando o abandono da propriedade.