Insólito: homem tenta desenterrar o pintor Vincent Van Gogh na França
O artista e ativista da Bielorrússia, Alexéi Kuzmich, compartilhou em seu canal no YouTube um vídeo onde ele é visto tentando exumar os restos do célebre pintor holandês Vincent van Gogh. No vídeo, intitulado "Renascimento", Kuzmich faz uma tentativa simbólica de "despertar" o mestre do século XIX, tentando tirá-lo de seu túmulo para que "retorne a este mundo".
Kuzmich, vestido com uma roupa branca e com o rosto pintado, apresentou-se no cemitério de Auvers-sur-Oise, na França, levando consigo um despertador e uma pá. "Bom dia, amigos! Vocês chegaram aqui com tristeza e eu os entendo, para mim também é insuportável viver em um mundo onde já não há pintores", exclamou para um público improvisado que ouvia atentamente.
"Tudo será diferente", começou dizendo Kuzmich, antes de pegar a pá e escavar a tumba de Van Gogh, enquanto o exortava a despertar: "Artista, é hora de levantar! Artista, acorde!". Ele pediu ajuda ao seu público improvisado, embora, é claro, ninguém tenha aceitado o convite. Antes de ser preso, o bielorrusso conseguiu cavar um buraco de dimensões consideráveis.
Vincent van Gogh, um dos mais influentes e renomados pintores da história da arte, morreu em 29 de julho de 1890, após atirar contra o próprio peito em Auvers-sur-Oise, na França. Figura destacada do pós-impressionismo, o artista é lembrado por sua profunda paixão pela pintura, personalidade atormentada e estilo único e inovador. Apesar de seu imenso talento, ele não fez sucesso em vida: sua obra só se popularizou de forma póstuma.