Javalis radioativos: o novo drama que aflige Fukushima
Governo japonês declarou guerra aos animais, que estão com um nível de radiação 300 vezes maior que o tolerado pelos humanos.
Vídeo relacionado:
Javalis contaminados por radiação de césio-137 (em um nível aproximadamente 300 vezes maior que os padrões seguros para a vida humana) circulam livremente pelas ruas de Fukushima. Alguns ocuparam casas abandonadas após o desastre nuclear e não demonstram qualquer tipo de medo com relação aos humanos – pelo contrário, estão propensos a atacá-los.
Os moradores que querem retornar aos seus lares não se atrevem a fazê-lo com medo dos animais, cujo nível de radioatividade os torna extremamente perigosos. As autoridades japonesas estão realizando uma verdadeira matança por meio de armadilhas, drones e franco-atiradores. Nos últimos três anos, grupos de caçadores locais mataram aproximadamente 13 mil javalis – mas isso não parece ser suficiente.
Estima-se que o desmantelamento da usina nuclear, que tornaria Fukushima livre da radioatividade, poderá levar pelo menos 40 anos.
Fonte: Infobae
Imagens: Reuters