Joias da Idade do Bronze são encontradas em plantação de cenouras na Suíça
Um homem encontrou uma coleção de joias da Idade do Bronze com a ajuda de um detector de metais na Suíça. As peças foram descobertas em uma plantação de cenouras na localidade de Güttingen. Arqueólogos acreditam que os artefatos remontam ao ano 1500 a.C.
Discos de bronze
O descobridor das peças se chama Franz Zahn. Ele encontrou as joias enquanto limpava sucata para o proprietário da plantação. Entre os achados, estão um colar composto por 14 discos de bronze com pontas, dois anéis em espiral e mais de 100 pequenas contas de âmbar aproximadamente do tamanho de cabeças de alfinete.
Arqueólogos que examinaram as peças dizem que elas são típicas "joias da moda" usadas por mulheres no período conhecido como Bronze Médio. De acordo com os pesquisadores, objetos desse tipo podem ter sido usados como uma espécie de amuleto, pois acreditava-se que eles tinham poderes de cura ou proteção. Além das joias, Zahn também encontrou uma ponta de flecha de bronze, pedaços de minério polido, um amonite (um tipo de molusco marinho extinto), um dente de tubarão, um dente perfurado de castor e um cristal de rocha.
Atualmente, os objetos, alguns dos quais são muito sensíveis, estão sendo restaurados para que possam ser exibidos no Museu de Arqueologia de Frauenfeld no próximo ano. Além disso, análises científicas e uma documentação cuidadosa estão sendo planejadas para entender melhor o contexto da descoberta.