Inicio

Maior cidade subterrânea do mundo pode ter sido encontrada na Turquia

A estrutura foi possivelmente ocupada por cristãos que fugiam da perseguição do Império Romano
Por History Channel Brasil em 02 de Maio de 2022 às 19:41 HS
Maior cidade subterrânea do mundo pode ter sido encontrada na Turquia-0

Durante escavações em Midyat, na Turquia, pesquisadores encontraram uma gigantesca cidade subterrânea. Acredita-se que essa pode ser a maior estrutura do tipo já descoberta no mundo. Artefatos encontrados pelos arqueólogos indicam que o local foi habitado entre os séculos II e III d.C.

Labirinto subterrâneo

Situada no sudeste da Turquia, Midyat começou a ser ocupada durante o tempo do Império Assírio (por volta de 900 a.C.) e foi governada por arameus, persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. A cidade subterrânea começou a ser revelada há dois anos, quando pesquisadores se depararam com uma caverna. Ao explorá-la, eles encontraram uma espécie de labirinto subterrâneo, confira no vídeo abaixo:

Até agora, os arqueólogos encontraram dezenas de túneis e 49 câmaras, o que representaria apenas 3% da estrutura. O local foi batizado de Matiate, que significa “cidade das cavernas”. Lá dentro, foram descobertos altares, silos de armazenamento e poços d'água.

Segundo Gani Tarkan, que liderou as escavações, a estrutura foi possivelmente ocupada por cristãos que fugiam da perseguição do Império Romano. Ele estima que entre 60 e 70 mil pessoas podem ter se refugiado nos subterrâneos. Outras cidades subterrâneas semelhantes existem na Turquia, sendo que uma das mais conhecidas é Derinkuyu, na região da Capadócia.

Fontes
Daily Sabah, Anadolu Agency e All That is Interesting
Imagens
Anadolu Agency/Divulgação