Max Von Sydow, ator de O Sétimo Selo, O Exorcista e Game of Thrones, morre aos 90 anos
O ator sueco Max Von Sydow morreu em 8 de março de 2020, aos 90 anos. Ele ficou famoso por atuar em clássicos do cinema como "O Sétimo Selo" (1957) e "O Exorcista" (1973). A causa da morte não foi divulgada.
Nascido na cidade de Lund, Von Sydow se interessou pelas artes cênicas ainda jovem, quando assistiu a uma montagem de “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare. Depois disso, ele montou uma companhia teatral amadora com seus colegas de escola. Após servir no Exército, ele se matriculou no Royal Dramatic Theatre, onde estudou entre 1948 e 1951.
Em 1955, von Sydow se mudou para Malmö, onde conheceu o diretor Ingmar Bergman, com quem trabalhou em 11 filmes. Um dos mais célebres deles é "O Sétimo Selo", no qual o ator vive o papel de um cavaleiro medieval que joga uma partida de xadrez com a Morte. Dois outros filmes de Bergman estrelados por Von Sydow foram vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "A Fonte da Donzela" (1960) e "Através de um Espelho" (1961). Essas obras foram responsáveis por projetar Von Sydow internacionalmente.
Sua estreia em Hollywood aconteceu em 1965, no papel de Jesus Cristo, no filme "A Maior História de Todos os Tempos". Em 1973, participou de outro grande sucesso, "O Exorcista". Ele foi indicado duas vez ao Oscar: a primeira por "Pelle, o Conquistador", em 1989, na categoria Melhor Ator, e a segunda por "Tão Forte e Tão Perto", em 2012, na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Mais recentemente, atuou em "Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força" e na série "Game of Thrones", na qual interpretou o Corvo de Três Olhos.
Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução