Mistério sobre local que serve de cenário para a Mona Lisa pode ter sido resolvido
Um dos mistérios que envolvem a Mona Lisa pode ter sido finalmente descoberto. Isso porque um historiador italiano especialista em arte acredita que descobriu o local que serviu de cenário para a obra-prima de Leonardo da Vinci. Segundo Silvano Vinceti, a ponte retratada na pintura fica em uma cidade na região da Toscana.
Para chegar a essa conclusão, Vinceti analisou documentos históricos recém-descobertos e comparou a paisagem atual com a pintura usando um drone. "É a ponte etrusco-romana Romito, também conhecida como Ponte di Valle, localizada no município de Laterina, na província de Arezzo", disse o pesquisador à publicação italiana Ansa. Somente um arco resta da ponte hoje, mas na época de da Vinci ela estava funcionando e era muito movimentada e servia de passagem entre Arezzo, Fiesole e Florença.
Documentos examinados por Vinceti também apontam que da Vinci frequentemente residia em Fiesole com seu tio, um padre chamado Amadori ou Amadoro. Anteriormente, especialistas sugeriam que a ponte vista na Mona Lisa era a Ponte Buriano no rio Arno, ou a Ponte Vecchio em Bobbio. No entanto, a Ponte di Valle tinha quatro arcos, o que a torna uma candidata mais convincente do que as outras, que têm seis ou mais.
Pintado entre 1503 e 1506, aproximadamente, o quadro de da Vinci tem sido objeto de especulação há séculos (especialmente devido ao sorriso misterioso da Mona Lisa). No passado, muitas vezes pensava-se que ela era Mona Lisa Gherardini, uma cortesã, mas os estudos atuais indicam que ela era Lisa del Giocondo, esposa do comerciante fiorentino Francesco del Giocondo. Hoje, o retrato está no Museu do Louvre em Paris, na França, onde atrai milhões de visitantes todos os anos.