Misteriosas bolas de pedra de 5 mil anos são encontradas em ilha na Escócia
Arqueólogos se surpreenderam ao encontrar duas misteriosas bolas de pedra polida durante escavações na ilha de Sanday, na Escócia. Os artefatos têm cerca de 5.500 anos e foram localizados em uma tumba do período neolítico. Agora, os pesquisadores tentam desvendar o enigma por trás dessas estranhas esferas.
Esferas misteriosas
Segundo um comunicado da University of Central Lancashire (UCLan), não se sabe qual era o propósito original desses artefatos de pedra. Anteriormente, centenas de bolas parecidas foram encontradas em sítios arqueológicos que remontam ao período neolítico. A maioria delas foi descoberta na Escócia, mas há registros de objetos do tipo localizados na Inglaterra, Irlanda e Noruega.
Algumas esferas apresentam gravuras entalhadas de forma elaborada, enquanto outras foram polidas até ficarem lisas. De acordo com Vicki Cummings, professora de arqueologia da UCLan, as peças lisas foram produzidas em um período inicial do neolítico, enquanto as mais sofisticadas são posteriores. "Provavelmente levava muito tempo para fazê-las, pois polir uma pedra é um processo muito demorado", afirmou.
Os pesquisadores trabalham com diferentes hipóteses para tentar explicar a função dos artefatos. Especula-se que as esferas (que têm tamanho semelhante ao de bolas de beisebol) poderiam ser usadas como armas, objetos cerimoniais ou simplesmente como objetos artísticos Atualmente, a maioria dos arqueólogos acredita que elas tinham o propósito de servir como símbolos de status social.
VER MAIS
- Atlântida do neolítico? Ruínas pré-históricas são encontradas no fundo do mar
- Descoberta comprova que humanos bebem vinho desde o período neolítico
- Ossos de cachorro de estimação da Idade da Pedra são encontrados na Suécia
Fontes: Live Science e University of Central Lancashire
Imagens: University of Central Lancashire/Reprodução