Misterioso homem na capa de "Led Zeppelin IV" é identificado após 50 anos
Lançado em 1971, "Led Zeppelin IV" é o o quarto e mais popular disco da banda de rock britânica de mesmo nome, tendo vendido 37 milhões de cópias em todo o mundo. Sua capa é tão icônica quanto enigmática: por mais de 50 anos ninguém sabia quem era o idoso carregando um pesado fardo estampado nela. Agora, um historiador britânico encontrou a foto original e identificou o senhor que aparece na imagem.
Origem vitoriana
A história da capa do disco clássico sempre esteve envolta em mistério. Reza a lenda que o vocalista Robert Plant encontrou a versão colorizada da imagem, já emoldurada, em um antiquário perto da casa do guitarrista Jimmy Page, em Pangbourne. Anteriormente, algumas pessoas chegaram a dizer que o idoso era Henry "Brusher" Mills, um conhecido caçador de cobras da era vitoriana. Enquanto isso, Page apontava a semelhança da figura com um homem conhecido como 'Old George' Pickingill, que introduziu o infame Aleister Crowley nas artes do ocultismo.
The man on the cover of Led Zeppelin's iconic IV album has finally been identified: https://t.co/wzbC98FMXu pic.twitter.com/4WFRwIXbhP
— CONSEQUENCE (@consequence) November 8, 2023
A identidade do idoso foi finalmente desvendada quando o historiador Brian Edwards estava pesquisando imagens para uma exposição a respeito do passado da cidade britânica de Wiltshire. Ao folhear um antigo álbum que guardava imagens registradas pelo fotógrafo vitoriano Ernest Farmer, ele se deparou com a foto icônica. Fã do Led Zeppelin desde a adolescência, Edwards identificou na hora a imagem.
Abaixo da foto, havia uma legenda identificando o homem como "um palheiro de Wiltshire" (palheiros eram artesãos que instalavam telhados de palha em casas). As pesquisas de Edwards indicam que o homem era conhecido como Lot Long (ou Longyear), que nasceu na cidade de Mere em 1823 e morreu em 1893. Na época em que a fotografia foi tirada, Lot estava viúvo e morava numa pequena cabana.
"O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde a adolescência, então espero realmente que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul (Jones, baixista)”, disse Edwards.