Misteriosos símbolos esculpidos em rochas no Catar intrigam pesquisadores
A localidade de Al Jassasiya, no deserto do Catar, abriga cerca de 900 figuras misteriosas esculpidas em rocha. As imagens, descobertas por um arqueólogo dinamarquês em 1957, intrigam os pesquisadores até hoje. Não se sabe ao certo nem mesmo quando esses petróglifos foram criados.
Padrões estranhos
Outra dúvida diz respeito à função dessas figuras. As marcas enigmáticas têm diversos padrões, sendo que os mais comuns representam linhas saindo de figuras com formato oval. Outro padrão estranho representa duas fileiras paralelas de sete buracos, que alguns acreditam terem sido usadas como tabuleiro de um jogo conhecido como mancala, no qual dois competidores jogam números pares e ímpares de pequenas pedras nas depressões.
Entretanto, outros pesquisadores não acreditam na hipótese de que as cavidades foram usadas com a finalidade de jogar mancala. Alguns estudiosos sugerem que as formações eram usadas em alguma forma para adivinhação ou para a triagem e armazenamento de pérolas. Outra teoria diz que os petróglifos serviam como sistemas para calcular o tempo e as marés.
Ferhan Sakal, chefe de escavação e gerenciamento de sítios arqueológicos dos Museus do Catar, afirma que é muito difícil chegar a uma conclusão sobre a função e idade das figuras. “Na minha opinião, elas podem ter um significado e função ritual, que é muito antiga, de modo que não pode ser explicada etnograficamente”, afirmou em entrevista à CNN. “Existem hipóteses malucas sobre a sua idade, que vão desde o Neolítico até o tempo islâmico tardio”, disse. “Pessoalmente, acho que nem todas as esculturas foram feitas ao mesmo tempo”, completou.