Moeda de prata de 2.500 anos partida ao meio é encontrada em Israel
Arqueólogos encontraram uma rara moeda de prata partida ao meio em Israel. Segundo os pesquisadores, o artefato tem 2.500 anos e remete ao período persa (entre os séculos VI e V a.C.). O objeto foi descoberto durante escavações nas Montanhas da Judeia.
Início do uso de moedas
De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, a descoberta é uma evidência rara do uso mais antigo de moedas na região. A peça, que foi partida pela metade intencionalmente, foi cunhada com um selo quadrado embutido em uma das faces. Posteriormente, técnicas mais sofisticadas produziram moedas com carimbos salientes em vez de "afundados".
“A moeda é extremamente rara, juntando-se apenas a meia dúzia de moedas do seu tipo que foram encontradas em escavações arqueológicas no país. A peça foi cunhada num período em que a utilização de moedas estava apenas começando. A descoberta rara contribui com informações sobre a forma como o comércio era realizado e o processo pelo qual o comércio global passou do pagamento pela pesagem de peças de prata para o uso de moedas", disse Robert Kool, chefe do Departamento de Numismática da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Segundo o pesquisador, o artefato pertence a um grupo de moedas antigas que foram cunhadas nas regiões da Grécia antiga, Chipre e Turquia. Essas peças começaram a aparecer em locais de Israel entre os séculos VI e V a.C. Durante as escavações, também foram encontradas ruínas de um edifício do Período do Primeiro Templo, com evidências ainda mais antigas de comércio.