Morre a artista plástica Tomie Ohtake aos 101 anos
Uma das figuras mais importantes das artes plásticas no Brasil, a artista Tomie Ohtake nos deu seu adeus nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 101 anos de idade. Ela estava internada havia 10 dias no hospital Sírio-Libanês, para tratar uma leve pneumonia e morreu vítima de um ataque cardíaco.
Tomie Ohtake nasceu em Quioto, no Japão, em 21 de novembro de 1913. No final da década de 60 se naturalizou brasileira. Ela começou a pintar somente aos 39 anos, em São Paulo. Ao longo de sua carreira, realizou mais de 50 exposições individuais, participou de outras 80 coletivas e foi amplamente premiada e reconhecida.
Suas obras estão presentes em várias partes da capital paulista, como as grandes esculturas da Avenida 23 de Maio, os painéis no metrô Consolação e o grande arco vermelho no Brooklin, entre outros. Entre suas últimas obras está uma escultura de 15 toneladas e 12 metros de altura, em Santo André (SP),inagurada há dois anos. O Instituto Tomie Ohtake, criado em 2000, em São Paulo, apresenta suas obras e também está aberto às tendências das artes no Brasil.
Fonte: G1
Imagem: Palácio do Planalto-Divulgação