Mossoró: a cidade que disse NÃO ao Lampião
Por Thiago Gomide do Tá na História
Parceria HISTORY e Tá Na História
O jogo era o seguinte: Lampião chantageava políticos, em especial prefeitos de pequenas e médias cidades do Norte e Nordeste do Brasil.
Os políticos deveriam pagar altas quantias ao cangaço. Se isso não acontecesse, uma invasão violenta da trupe de Lampião praticamente liquidaria o que visse pela frente.
Saques, estupros, humilhações, decapitações...Essas eram algumas das atitudes tomadas pelos cangaceiros ao invadirem uma cidade.
O natural era que os políticos cedessem. Isso mudou quando Rodolfo Fernandes, prefeito da cidade de Mossoró, resolveu encarar.
A cidade se juntou para uma defesa nunca antes vista. Mordidos pela inédita negativa, os cangaceiros atacariam Mossoró com tudo.
O resultado dessa briga? Aperta o play pra saber mais.
Historiadores se dividem sobre a presença física de Lampião nesse conflito.
Independente se o líder estava lá ou não, o fato é que, após esse dia, o cangaço perderia força.
Se você conhece alguma história curiosa, entre em contato comigo no [email protected]
Beijos e abraços!
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.