Múmia de mil anos com cabelos bem preservados é descoberta no Peru
Arqueólogos encontraram no Peru os restos mumificados de uma pessoa que pertencia à cultura Ychsma, que habitou a região antes dos incas. A descoberta foi feita em uma câmara funerária rasa em um sítio arqueológico situado em Miraflores, área residencial de Lima. Algo que chamou a atenção dos pesquisadores foi que a múmia ainda apresentava os cabelos bem preservados.
Huaca Pucllana
Os arqueólogos encontraram a múmia sentada com o corpo flexionado dentro da sepultura, com o rosto voltado para o sul. Os restos estavam envoltos em um tecido simples, do qual apenas algumas partes foram preservadas. A sepultura também continha vários outros artefatos, incluindo vasos de cerâmica, o que permitiu aos pesquisadores concluírem que o sepultamento aconteceu nos primeiros anos da cultura Ychsma.
A múmia foi encontrada em Huaca Pucllana, um dos cerca de 400 sítios com ruínas arqueológicas espalhados por vários bairros urbanos da capital peruana. O local abriga uma pirâmide de 25 metros de altura e um conjunto de pátios, praças e muros. A estrutura foi construída pela cultura Lima que se desenvolveu na costa central peruana entre os anos 200 e 700 d.C.
Após o declínio da cultura Lima, o local foi usado pela civilização Huari entre os anos 800 e 900 d.C. Depois disso, a cultura Ychsma, que se desenvolveu na região por volta de 1000 d.C. antes de ser absorvida pelo Império Inca no século XV, parece ter usado Huaca Pucllana como cemitério.