Múmia pré-hispânica é encontrada com homem que a considerava sua "namorada espiritual"
Autoridades do Peru ficaram surpresas ao encontrar uma múmia pré-hispânica dentro da bolsa térmica de um entregador de comida. O rapaz alegou que tinha uma espécie de conexão afetiva com o artefato arqueológico, que tem entre 600 e 800 anos de idade. A descoberta aconteceu quando policiais abordaram três jovens que consumiam bebidas em um mirante, na cidade de Puno.
"Juanita"
O homem de 26 anos disse à imprensa que os restos mumificados foram trazidos para casa por seu pai há cerca de 30 anos. Ele declarou ao jornal ao El Comercio que "Juanita", como ele chama a múmia, era como sua "namorada espiritual". O jovem afirmou que "em casa, ela está no meu quarto, ela dorme comigo. Eu cuido dela".
Apesar do apelido feminino dado à múmia, análises mostraram que os restos mortais pertenciam a um indivíduo do sexo masculino. Segundo os pesquisadores, o homem tinha mais de 45 anos de idade quando morreu. Após a apreensão, o artefato foi entregue ao Ministério da Cultura do Peru.
O jovem que estava de posse da múmia foi preso, mas negou que estivesse tentando vendê-la. O suspeito alegou que estava apenas mostrando o artefato a seus amigos. A polícia local prossegue com as investigações para esclarecer o caso.