Múmias com línguas de ouro são encontradas durante escavações no Egito

Arqueólogos espanhóis encontraram duas tumbas de aproximadamente 2500 anos durante escavações no Egito. Dentro delas, havia os restos mortais de duas pessoas sepultadas durante a XXVI dinastia egípcia. O mais surpreendente é que seus crânios continham línguas de ouro.
Tumbas de El-Bahnasa
As descobertas foram feitas no sítio arqueológico de El-Bahnasa. De acordo com os pesquisadores, um dos sarcófagos é feito de calcário e tem o formato do corpo de uma mulher. Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, afirmou que uma das tumbas mostrava sinais de que havia sido violada no passado, enquanto a outra estava lacrada.

A equipe também encontrou dois sarcófagos contendo vasos canópicos (recipientes utilizados no Antigo Egito para colocar órgãos retirados do morto durante o processo de mumificação). No início de 2021, outra múmia com língua de ouro foi encontrada na cidade egípcia de Alexandria. Na ocasião, pesquisadores afirmaram que o artefato foi colocado na boca da múmia com o objetivo de garantir sua capacidade de falar com o deus Osíris na vida após a morte.
Arqueólogos da Universidade de Barcelona, liderados por Maite Mascort e Esther Pons Melado, escavam o sítio arqueológico de El-Bahnasa desde 1992 . Ao longo desses anos, foram encontrados vários artefatos da XXVI dinastia e das eras Greco-Romana e Copta. No local, também ficou conhecido por abrigar papiros com escritos em língua grega.