Não é magia, é tecnologia: inventado pneu que se conserta sozinho
Em um futuro próximo, você nem vai perceber quando o pneu do carro furar. Um novo processo químico permite que a borracha se regenere.
Pesquisadores das universidades de Dresden (Alemanha) e Tampere (Finlândia) desenvolveram um novo processo de industrialização da borracha e acabaram criando um pneu capaz de “auto cicatrização”.
Desde sua invenção, nos anos 1920, os pneus infláveis são fabricados pelo chamado processo de vulcanização. A vulcanização envolve a adição de enxofre ou outros compostos para tornar a borracha mais durável mantendo sua elasticidade - durante o processo, as cadeias poliméricas se unem por ligações covalentes. O problema é que qualquer objeto cortante ou perfurante estraga o pneu e exige um reparo que, ainda que permita que o pneu volte a rodar, nunca lhe dará de volta sua resistência original.
Agora, os cientistas chegaram a um processo mais inteligente de ligações, no qual os materiais se rearranjam de forma autônoma para corrigir uma falha estrutural. Trata-se da borracha auto cicatrizante, que pode ser usada em pneus. Quando um pneu furar, a borracha começa a se regenerar sozinha até que retorne ao estado inicial.
Fonte: inovacaotecnologica.com.br
Imagem: Viacheslav Nikolaenko /Shutterstock.com