Nova técnica revela segredos das pirâmides do Egito
Muita gente deve imaginar como deve ser o interior de uma pirâmide do Egito.
Pois a estrutura de uma delas acaba de ser revelada pela primeira vez, usando tecnologias inovadoras. Arqueólogos aplicaram técnicas usadas anteriormente no mapeamento do interior de vulcões ativos para explorar o interior dessas construções milenares.
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
As técnicas foram usadas na Pirâmide Curvada, construída a cerca de 4.500 anos. Ela tem esse nome devido ao formato de suas paredes externas. Os scans obtidos com a tecnologia mostram a câmara interna do monumento.
Além dessa, outras quatro pirâmides serão investigadas no projeto ScanPyramids, realizado em conjunto entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Cairo o instituto francês HIP, sob a responsabilidade do Ministério de Antiguidades do Egito. As outras estruturas que serão investigadas são as pirâmides Vermelha, Queóps e Quéfren.
O projeto mescla diferentes tecnologias, como termografia infravermelha, radiografia de múons e reconstrução 3-D. Tudo isso para melhor entender os monumentos e identificar a presença de estruturas internas e cavidades desconhecidas. O vídeo abaixo mostra um pouco do projeto:
Fonte: Livescience
Imagem: Projeto ScanPyramids/Divulgação