Novo moai misterioso é encontrado na Ilha de Páscoa
Pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar um novo e misterioso moai na Ilha de Páscoa. A estátua gigante foi descoberta no fundo de um lago que secou recentemente. Foi a primeira vez em que uma dessas esculturas foi identificada nessas circunstâncias.
Descoberta muito importante
A estátua é menor do que a maioria das outras encontradas na ilha. Ela foi encontrada no fundo do Lago Rano Raraku, uma cratera vulcânica que fornecia grande parte da pedra vulcânica usada para produzir as esculturas. O local conservava água doce até que a mudança climática e outros fatores, como o uso humano, fizeram com que ela secasse nos últimos anos.
"Para o povo Rapa Nui, é uma descoberta muito, muito importante", disse Salvador Atan Hito, vice-presidente da Ma'u Henua, entidade que cuida do Parque Nacional onde estão localizadas as estátuas. “Porque estava aqui no lago e ninguém sabia que existia, nem mesmo os ancestrais, nossos avós, sabiam disso”, afirmou ele em entrevista ao programa de TV Good Morning America. Acredita-se que outros moais ainda podem ser encontrados no local.
Há cerca de 900 estátuas em toda a Ilha de Páscoa. Cada uma delas mede cerca de 9,1m. Estima-se que elas tenham sido construídas em algum período entre 1200 e 1600. Quando os europeus chegaram lá, nos anos 1700, elas estavam derrubadas, o que pode ter sido causado por guerras internas ou terremotos. Estudos recentes indicam que elas podem ter sido erguidas para indicar os pontos onde havia água potável na ilha.