Inicio

O dia em que "o maior segredo do planeta" foi perdido em um banheiro

Quando a Guerra Fria alcançava seu auge, o físico nuclear John Archibald Wheeler cometeu o pior erro de sua vida
Por History Channel Brasil em 27 de Maio de 2022 às 22:04 HS
O dia em que "o maior segredo do planeta" foi perdido em um banheiro-0

Em 7 de janeiro de 1953, o físico atômico John Archibald Wheeler pegou um trem para participar de uma reunião com representantes do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos. No encontro, foram tratados diversos assuntos importantes, entre eles, detalhes sobre a “bomba H”, uma nova e aterrorizante arma de destruição em massa que somente o país possuía. 

Relatório desaparecido

No entanto, Wheeler estava prestes a vivenciar um de seus piores pesadelos. Durante a noite da viagem, ele pegou o documento sobre a bomba para fazer algumas anotações e repetiu o mesmo procedimento durante a manhã do outro dia, enquanto fazia suas necessidades no banheiro do trem. E ali começou o terror: o texto ficou em um cubículo que posteriormente foi ocupado.

Wheeler esperou que o banheiro fosse desocupado para pegar novamente o documento e não largá-lo mais. Ele o guardou em sua maleta e não voltou a pegá-lo até a última verificação do documento. Para o seu completo horror, quando ele pegou o papel, percebeu que o relatório sobre a bomba H havia desaparecido. 

Vaso sanitário

Após uma intensa e infrutífera busca em todo o trem, Wheeler não teve outra opção a não ser comunicar a perda ao Comitê Conjunto de Energia Atômica (JCAE). Durante as cinco semanas posteriores, o agente especial Charles Lyons, à frente da pesquisa, identificou e descartou possíveis suspeitos que poderiam ter roubado o documento. 

Por ser um documento altamente secreto, jamais foram divulgados detalhes sobre o conteúdo. A única coisa que se sabe sobre o texto é a confirmação de que os Estados Unidos estavam projetando uma arma termonuclear. Jamais se soube do paradeiro do documento e nas mãos de quem ele terminou.

Fontes
mdzol.com
Imagens
iStock