O que está por trás do projeto que trouxe mentes brilhantes nazistas para os EUA?
Uma operação da inteligência norte-americana, conhecida como Paperclip, anistiou nazistas após o término da II Guerra Mundial em troca de seus conhecimentos científicos.
Os norte-americanos tinham um interesse especial nos pesquisadores alemães envolvidos em estudos de aerodinâmica e foguetes, armas químicas, tecnologia de reação química e medicina. Estes cientistas e suas famílias foram secretamente levados para os Estados Unidos, sem a aprovação do Departamento de Estado. Um dos objetivos da operação era captar estes pesquisadores antes dos soviéticos.
Os cientistas, estima-se que foram entre 500 e 1.000, foram transferidos para White Sands Proving Ground, no Novo México, Fort Bliss, no Texas, e Huntsville, no Alabama, para trabalhar em mísseis guiados e tecnologia de mísseis balísticos.
Muitos acreditam que estes pesquisadores nazistas tinham um conhecimento muito avançado para a época. Entre hipóteses levantadas estão contatos com documentos de antigas civilizações desconhecidas e até influência de seres de fora da Terra. Será que um dia a verdade sobre a Operação Clipe de Papel será revelada?
Fonte: NYT
Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons