O que são estas estranhas esferas em uma praia da Rússia?
Uma das praias do golfo de Ob, no norte da Rússia, amanheceu coberta de estranhas bolas de neve de até 1 metro de diâmetro.
Os habitantes da região do golfo de Ob, no norte da Rússia, estão acostumados às temperaturas rigorosas mas nunca haviam presenciado um espetáculo desse tipo. Esferas de neve com até 1 metro de diâmetro cobriam uma área de 18 km² e, embora especialistas em climatologia tenham explicado o fenômeno, sua assustadora perfeição geométrica causou perplexidade em quem as viu de perto.
O porta-voz do Instituto de Pesquisa da Antártida e do Ártico explicou em uma entrevista as causas desse espetáculo glacial impressionante: “Como regra geral, primeiro ocorre um fenômeno natural primário: a formação de blocos de gelo flutuantes no mar. Depois, há uma combinação dos efeitos do vento, do clima, da geografia do litoral e das condições do vento”.
Embora esse fenômeno seja muito raro, há precedentes similares de sua ocorrência em praias finlandesas e nas margens do Lago Michigan, no norte dos EUA.
Fonte e imagem: Sopitas