Inicio

Ocupação nazista em Lviv: uma das maiores barbaridades cometidas na Segunda Guerra

Terceiro Reich perseguiu e matou milhares de judeus na cidade ucraniana
Por History Channel Brasil em 28 de Setembro de 2022 às 14:07 HS
Ocupação nazista em Lviv: uma das maiores barbaridades cometidas na Segunda Guerra-0

Um dos episódios mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial aconteceu no final de junho de 1941, quando nazistas invadiram e ocuparam Lviv, na Ucrânia. A invasão brutal resultou na morte de milhares de pessoas. Quando entraram na cidade, as tropas germânicas e os seus colaboradores locais massacraram os judeus que viviam na cidade e região. 

Perseguição e massacre de judeus

As tropas da URSS seguiram uma política de terra arrasada ao serem invadidos pelos alemães: eles destruíram, queimaram, inundaram e removeram qualquer coisa que pudesse cair nas mãos dos nazistas. O objetivo era deixar os alemães com poucos suprimentos sem acesso a plantas industriais ou equipamentos. Além disso, quando os alemães capturaram Lviv, o NKVD, precursor da KGB (polícia secreta soviética), assassinou três mil prisioneiros políticos ucranianos.

Judeus foram agredidos e mortos
Judeus foram agredidos e mortos

Lviv já tinha uma longa história de ocupação por potências estrangeiras: Suécia, Áustria, Rússia, Polônia e, desde 1939 vivia sob a repressão da União Soviética. Inicialmente, os invasores alemães foram vistos como libertadores, pelo menos por serem inimigos da Polônia e da Rússia – dois inimigos de Lviv e da Ucrânia. Mas a libertação das garras soviéticas representou apenas a sujeição ao terror nazista.

Os alemães substituíram as forças soviéticas e trouxeram com eles um Einsatzgruppe (esquadrão de extermínio móvel). Comandados pelo general Otto Rasch, da SS, os soldados incitaram a população de Lviv a cometer atos de violência contra os judeus. Eles fizeram isso ao espalhar rumores de que os judeus eram responsáveis pelas prisões, deportações e assassinatos sofridos nas mãos dos soviéticos.

Campo de concentração de Janowska, em Lviv
Campo de concentração de Janowska, em Lviv

Em uma série de ataques sangrentos contra os judeus (pogroms), “milícias” ucranianas armadas (muitas vezes comandadas pelo pessoal do Einsatzgruppe) percorriam as ruas assediando, espancando e matando judeus. Até o final de julho, seis mil deles estavam mortos. De junho de 1941 até 29 de julho de 1944, quando as forças soviéticas recapturaram Lviv, os judeus sofreram sob a ocupação nazista. Em setembro de 1944, o Comitê Judaico da cidade contou os sobreviventes. De uma população de mais de 100 mil em 1931, apenas 3.400 haviam restado.

Fontes
History.com e The United States Holocaust Memorial Museum
Imagens
Domínio Público, via Wikimedia Commons