A origem violenta dos anéis de Saturno
Uma "batalha" cósmica colossal teria dado origem aos anéis de Saturno, segundo uma recente teoria.
Várias hipóteses já surgiram para explicar as origens dos intrigantes anéis do gigante gasoso, avistados pela primeira vez em 1655, pelo holandês Christian Huygens.
Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Kobe, no Japão, anunciou uma hipótese surpreendente. Os estudiosos propõem que os anéis são fruto de uma "batalha" cósmica colossal, ocorrida há aproximadamente 4 bilhões de anos.
De acordo com essa teoria, quando vários planetas gigantes tiveram suas órbitas modificadas no período chamado intenso bombardeio tardio, muitos corpos celestes, do tamanho de Plutão, foram destruídos pela maré gravitacional. Por isso, os enigmáticos anéis seriam formados por restos de planetas mortos e também por gelo.
Utilizando um sistema complexo de simulação astronômica nos supercomputadores do Observatório Astronômico do Japão, os cientistas recriaram o suposto processo orbital dos fragmentos de planetas anões. O modelo sugere que esses pedaços rochosos atravessaram muitas colisões de alta velocidade até se transformarem no que são hoje os anéis de Saturno.
Fonte: ABC
Imagem: janez volmajer/Shutterstock.com