Os 3 grandes inventos de Galileu Galilei
Galileu Galilei é historicamente reconhecido como o pai da ciência experimental e por suas contribuições aos campos da astronomia e física. Mas, além disso, ele foi um grande inventor. Aqui estão três de suas grandes criações:
O telescópio astronômico
Galileu não inventou o telescópio, mas o aprimorou desde 1609, apontando-o para as estrelas (antes dele, o equipamento era usado para observações terrestres), mudando assim, para sempre, a história da astronomia. Entre muitos aperfeiçoamentos, Galileu aprimorou a capacidade de aumento das lentes de apenas quatro para 30 vezes.
O microscópio composto
Enquanto desenvolvia seu telescópio, Galileu também se interessou pelo estudo do mundo minúsculo e foi assim que, por volta de 1610, apresentou seu microscópio composto. O invento consistia em três lentes: uma ocular, uma lente de campo e uma objetiva, com dois cilindros de madeira inseridos entre si que focavam através do deslocamento de um sobre o outro.
O mecanismo do pêndulo
No final de sua vida, Galileu refletiu sobre a possibilidade técnica dos relógios de pêndulo e criou o mecanismo de escape pendular. Seu objetivo de determinar os períodos orbitais dos satélites de Júpiter, que ele mesmo havia descoberto com seu telescópio. Foi esse mecanismo pendular que Christiaan Huygens utilizou em 1656 para criar os relógios de pêndulo, que foram o sistema de medição do tempo mais preciso até o século XX.