Os azulejos que contam a história de Portugal
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Tá Na História
É possível conhecer a história de Portugal e do Brasil através dos azulejos.
No começo era obra para poucos. Grandes pintores se dedicavam à arte.
Especialmente Portugal ganhou notoriedade pela qualidade e sofisticação. São mais de 500 anos de intrínseco relacionamento.
Após o terremoto de 1755, que destruiu Lisboa e os arredores, a realidade foi alterada. Os azulejos ficaram mais baratos, aumentando a diversificação, tomando conta de diferentes espaços públicos e contribuindo para retratar a história.
Aqui no Brasil, em São Luís do Maranhão, por exemplo, é possível entender diversas etapas da história da cidade por causa dos azulejos. Faz parte da cultura local.
Visitamos o Museu do Azulejo, em Lisboa, para te mostrar os detalhes que marcaram a trajetória desse objeto. Aproveitamos para também registrar uma das Igrejas mais famosas de Portugal.
A Igreja da Madre de Deus é considerada um grande exemplo do barroco português e tem em seu interior passagens do antigo testamento e da vida de São Francisco de Assis e Santa Clara.
Aperta o play que o Tá na História te conta tudo:
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.
Imagem: Shutterstock.com