Inicio

Pesquisadores chineses identificam o menor fóssil de ovo de dinossauro do mundo

O fóssil mede apenas 29 milímetros de comprimento, tamanho similar ao de um polegar humano
Por History Channel Brasil em 22 de Outubro de 2024 às 16:10 HS
Pesquisadores chineses identificam o menor fóssil de ovo de dinossauro do mundo-0

Uma equipe de pesquisadores chineses anunciou que identificou o menor ovo de dinossauro completo já encontrado no mundo. O fóssil mede apenas 29 milímetros de comprimento, tamanho similar ao de um polegar humano. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Historical Biology. 

Dinossauro terópode

A descoberta ocorreu em 2021, durante uma expedição em Ganzhou, na província de Jiangxi, onde os pesquisadores localizaram seis ovos fossilizados que apresentavam superfície com padrões nodulares e ondulados. Esses ovos foram datados do período Cretáceo Superior, com mais de 80 milhões de anos. "Esses ovos são tão pequenos e têm características distintas que não encontramos em outros fósseis conhecidos", explicaram os cientistas.

Comparação do ovo de Ganzhou com outros ovos
Comparação do tamanho do ovo de Ganzhou com vários tipos de ovos (Imagem: Universidade de Geociências da China/Divulgação)

Utilizando técnicas avançadas, como microscopia eletrônica e difração de elétrons, a equipe analisou a microestrutura das cascas. Os resultados revelaram uma combinação única de características, como uma fronteira pouco definida entre diferentes camadas da casca e a presença de vesículas microscópicas. Essas particularidades levaram os pesquisadores a classificar os fósseis como pertencentes a uma nova espécie da família de ovos com esse formato.

Segundo Han Fenglu, professor da Universidade de Geociências de Wuhan, o menor ovo de dinossauro conhecido até então havia sido encontrado em Zhejiang, medindo cerca de 45,5 mm. "Acreditamos que esses ovos pertencem a uma pequena espécie de dinossauro terópode", afirmou Han. Ele destaca que a descoberta traz novos detalhes sobre a reprodução e evolução desses animais no final do período Cretáceo.

Fontes
Universidade de Geociências da China
Imagens
Universidade de Geociências da China/Divulgação