Pesquisadores desvendam segredo da espada "Excalibur" encontrada na Espanha
Em 1994, arqueólogos ficaram intrigados ao encontrar uma espada enterrada de pé perto da antiga cidade de Valência. Devido a posição que a arma foi descoberta, ela foi apelidada de "Excalibur", em referência à lenda do Rei Arthur. Agora, pesquisadores finalmente desvendaram o segredo por trás do artefato.
Origem islâmica
A idade da espada havia permanecia desconhecida desde sua descoberta, dificultando as tentativas de encontrar sua origem. Mas novas análises feitas pelo Serviço de Arqueologia (SIAM) da Prefeitura de Valência conseguiu datar o artefato, determinando que ele é remete ao século X, ultrapassando mil anos de idade. Segundo os pesquisadores, o objeto é da época em que grande parte da Península Ibérica, incluindo Valência, estava sob domínio islâmico.
⚔️Una espada encontrada en 1994 ha sido catalogada como islámica del siglo X gracias a José Miguel Osuna, beneficiario de la beca de arqueología municipal de @CulturalVLC
— Ajuntament València (@AjuntamentVLC) April 22, 2024
Denominada Excálibur, es la primera arma de época islámica encontrada en #València
🔗https://t.co/0Kj4vFTew3 pic.twitter.com/YxRNzzypou
O período islâmico na Espanha começou em 711 d.C. e terminou em 1492 d.C., após uma campanha bem-sucedida pelas forças militares dos reinos cristãos europeus. Segundo o SIAM, essa é primeira descoberta desse tipo de arma daquela época encontrada em Valência. Espadas da era islâmica são geralmente escassas no país, especialmente na região de Valência, pois a composição do solo dificulta sua preservação.
Com aproximadamente 45 cm de comprimento, a espada possui um cabo adornado com placas de bronze. Sua lâmina tem tamanho moderado e apresenta uma curva moderada em direção à ponta. Essa característica inicialmente confundiu os especialistas devido à sua semelhança com as espadas visigodas.