Pingentes de vítimas do Holocausto são encontrados em campo de extermínio na Polônia
Pingentes que pertenciam a prisioneiros judeus foram encontrados por arqueólogos no campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Dos três artefatos encontrados, dois estavam próximos ao local onde as vítimas eram forçadas a se despir antes de entrarem na câmara de gás. Cerca de 260 mil pessoas foram assassinadas no local pelos nazistas.
Moisés e os Dez Mandamentos
Embora os pingentes sejam diferentes, eles apresentam características em comum. Em um lado, as três peças trazem a imagem de Moisés segurando as tábuas quem contêm os Dez Mandamentos. Do outro, está gravada a inscrição "Shema Yisrael", trecho de uma oração que pode ser traduzido como "Ouve Israel".
“Pouco se sabe sobre as histórias por trás dos pingentes, o que é de partir o coração", afirmou o arqueólogo Yoram Haimi, da Autoridade de Antiguidades de Israel. A única coisa que os pesquisadores descobriram suas peças, foi que elas foram confeccionadas no Leste Europeu. Segundo os pesquisadores, os artefatos têm origem em três locais diferentes: Ucrânia, Polônia e Tchecoslováquia.
"Foi possível identificar um tipo de tradição ou moda entre as comunidades judaicas do Leste Europeu com pingentes com a inscrição “Shema Yisrael” de um lado e uma representação de Moisés e as tábuas da Lei no lado oposto", disse Haimi.“O aspecto pessoal e humano da descoberta desses pingentes é arrepiante. Eles representam uma corrente que atravessa as gerações de judeus – milhares de anos, de oração e fé", disse Eli Eskozido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel.