Pizza Margherita: receita em homenagem à Rainha
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Tá Na História
O Brasil produz, diariamente, um milhão de pizzas.
São Paulo é a segunda cidade que mais consome esse alimento no mundo. Só perde para Nova York.
Impossível não amar pizza.
A Margherita é uma das minhas preferidas, por isso resolvi contar como ela surgiu.
Em 1889, o rei italiano Umberto I e a rainha Margherita de Sabóia estavam em Napoli e com muita vontade de experimentar a pizza.
Mas não rolava ir na pizzaria.
A nobreza não podia ir para um lugar popular.
E aí, como resolveram isso? O que aconteceu?
O que aconteceu? O primeiro delivery da história.
Raffaelli Esposito, então conhecido como Pietro il Pizzaiuolo, foi chamado ao antigo palácio de Capodimonte, onde a dupla estava hospedada.
O Pizzaiuolo arrebentou e, para conquistar o gosto da autoridade, inventou uma pizza com os ingredientes que a rainha se amarrava: manjericão, tomate e queijo.
Manjericão, verde. Tomate, vermelho. E queijo, forçando um pouco a barra, branco. As cores da Itália.
Pronto, estava criada a pizza Margherita. Pronto, estava pronta a homenagem à rainha Margherita. Pronto, a Itália estava também sendo lembrada.
De 1889 pra cá, muita coisa aconteceu.
E hoje, ainda bem, não é só pra realeza não.
Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.
Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.