"Pompeia em miniatura" é encontrada por acaso no subsolo de cinema na Itália
Durante obras no subsolo de um antigo cinema abandonado há 20 em Verona, na Itália, trabalhadores encontraram um tesouro arqueológico do Império Romano. Lá estavam as ruínas de um complexo do século II d.C, que os arqueólogos apelidaram de "Pompeia em miniatura". Segundo os pesquisadores, as paredes da edificação são decoradas com afrescos magníficos.
Ruínas do Império Romano
Os arqueólogos ainda não sabem qual era a função do antigo complexo. Evidências apontam que a estrutura foi destruída pelo fogo. “Um evento calamitoso, no caso um incêndio, de repente marcou o fim do complexo, deixando resquícios”, diz uma nota da Superintendência de Arqueologia de Verona. “O ambiente foi preservado intacto, com as cores magníficas dos afrescos das paredes que datam do século II", completa o texto.
Os pesquisadores compararam a riqueza das decorações das ruínas em Verona com as estruturas preservadas em Pompeia após a erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C. Além dos afrescos, os arqueólogos encontraram pavimentos de cimento decorados e sistemas de aquecimento de pisos e paredes. A descoberta oferece uma viagem no tempo para a época do Império Romano.
No ano passado, uma outra descoberta impressionante do período do Império Romano foi feita nas proximidades de Verona. Pesquisadores encontraram um piso feito de mosaicos em excelente estado de conservação embaixo de um vinhedo na localidade de Negrar di Valpolicella. Acredita-se que fizesse parte de uma vila do século III d.C.
VER MAIS
- Carruagem cerimonial de luxo é encontrada nas ruínas de Pompeia
- Escavações revelam detalhes de "balcão de fast-food" descoberto nas ruínas de Pompeia
- Antigo portão romano para o inferno ainda está ativo e emitindo gases mortais
Fontes: ANSA, The Guardian e Artnet
Imagens: provincia.vr.it e Superintendência de Arqueologia de Verona/Reprodução