A ponte onde nasceu o pedágio no Brasil
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Tá Na História
Pedágio gera inúmeras discussões em qualquer canto do Brasil.
E não é de hoje, evidente.
Vamos voltar para 1578, afinal vou apresentar agora o então, comparando aos dias atuais, governador do Rio de Janeiro: Antônio Salema.
O português Salema foi professor em Coimbra, cidade perto de Lisboa, e ficou marcado no nosso país como um homem violento, patrocinando o genocídio de índios, e também pelos avanços econômicos da região.
Ele, por exemplo, investiu bastante no desenvolvimento da produção de açúcar.
No lugar onde hoje se encontra a estátua do escritor José de Alencar, no Flamengo, pertinho do Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Salema construiu uma ponte que logo recebeu popularmente seu nome.
O limpo rio carioca passava por baixo. Era uma beleza.
Muitas pessoas, em especial aqueles que iam de um lado para outro vendendo objetos ou animais, precisavam atravessar a ponte.
Aí era a hora de pagar o pedágio. Em alguns réis o cidadão acabava morrendo.
Quer saber os detalhes dessa história e conhecer o exato local onde tudo isso aconteceu?
A ponte do Salema, que depois ficou conhecida como ponte do Catete, ilustrou inúmeras obras da literatura, em especial de Machado de Assis e José de Alencar.
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.
Imagem: Johann Moritz Rugendas (1822 - 1858), via Google Arts & Culture